Informações sobre Ovos

As proteínas fornecidas pelo ovo, como outras de origem animal, contêm todos os aminoácidos essenciais. O ovo também fornece uma grande variedade de vitaminas e minerais.

É ainda uma excelente fonte de vitamina B12, essencial para o funcionamento correto dos nervos.

Como a carne é a fonte mais comum de vitamina B12, os vegetarianos devem consumir ovos para obtenção desta vitamina. Apesar das preocupações sobre o alto teor de colesterol e a possibilidade de contaminação por Salmonella, o ovo ainda é uma fonte de alimentação popular e econômica.

O cozimento completo elimina qualquer tipo de contaminação or bactérias, sem alterar o valor nutricional.

A questão do colesterol:

Para controlar o nível de colesterol no sangue, alguns cardiologistas recomendam que o consum de um adulto não exceda quatro gemas de ovos por semana, incluindo as gemas presentes em produtos industrializados. um ovo contém cerca de 70 calorias, 6 g de proteína, 5 g de gordura (da qual menos de 2 g é saturada) e cerca de 210mg de colesterol.

Os adultos devem limitar o consumo de colesterol a 300 mg por dia. Portanto, mesmo que o consumo de ovos seja limitado em quatro gemas por semana, outros produtos de origem animal devem ser consumidos com moderação para que o consumo de colesterol médio semanal não ultrapasse o limite.

Apenas as gemas dos ovos contêm colesterol, não havendo nenhuma restrição às claras.

Na verdade, elas podem ser utilizadas para substituir os ovos inteiros ou nas gemas em muitas receitas, sem modificar o sabor e a textura.