Informações sobre Gengibre

A utilização do gengibre na culinária tem suas origens nas mais antigas civilizações. Os chineses já usavam no século VI a.C., e os comerciantes árabes antes do primeiro século d.C.

O gengibre chegou à Europa vindo do Oriente Médio com as Cruzadas e já era um ingrediente presente em quase todas as receitas de um livro de culinária da corte real inglesa datado de 1390.

Versátil, o gengibre é delicioso tanto nos pratos picantes do Brasil ou da Ásia como nos doces e nas bebidas de outros países. O sabor do gengibre varia varia conforme o uso.

A raiz fresca, chamada rizoma, tem um sabor delicado e leve, enquanto o sabor da raiz cristalizada é mais concentrado. Os pratos com gengibre em pó podem ser levemente ou muito picantes, dependendo da receita.

O gengibre também é um ingrediente tradicional na medicina popular, porém ainda são necessárias investigações detalhadas que comprovem cientificamente os efeitos dessa raiz.

Uma boa maneira, por exemplo, de aliviar os calafrios e a congestão de um resfriado é preparar um chá de gengibre da seguinte forma: deixe ferver alguns pedaços da raiz por 10 minutos e para dar um sabor picante, coloque uma pitada de canela.